O carnaval esta chegando, feriadão a vista.
Provavelmente seus modelitos já forma escolhidos - e se ainda não foram, serão - e é só curtição ou descanso.
Praia, Sol, Piscina, Areia e Calor - o must do verão.
Mas infelizmente nem tudo é só bom. Sempre tem o outro lado.
Mas os cuidados para que o verão seja só alegria são simples e podem evitam dores de cabeça. E tenho certeza que você não quer ter dores de cabeça ou preocupações pós verão - ou carnaval.
Vejamos alguns cuidados básicos para que tudo corra com mais tranquilidade.
CUIDADOS COM A PELE
Se expor ao sol na hora certa e usar protetor solar são fundamentais. Mas não é apenas o sol que danifica a pele. Micoses e fungos são comuns na estação mais quente do ano e também são uma ameaça.
1 - EXCESSO DE SOL
O excesso de sol pode provocar queimaduras, desconforto e doenças, como o câncer de pele. Além disso, uma grave consequência é o envelhecimento precoce da derme, a camada mais superficial da pele, que sofre diretamente com a falta de cuidado.
Portanto, nada de ficar horas torrando no Sol. E não se esqueça de sempre passar o protetor solar mesmo depois que der uma entradinha no mar, na piscina ou mesmo na ducha. E use um protetor solar especifico para o rosto.
E ter uma insolação não vão ser nada bom. Você vai ficar com a pele queimando, super vermelha e ainda vai ter que ficar de repouso, enquanto o resto da turma vai se divertir.
2 - MICOSES
Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Os fungos estão em toda parte, até mesmo na própria pele existem fungos que não nos causam doenças e se alimentam da queratina, que é uma substância encontrada na superfície da pele. O problema começa quando estes fungos encontram condições favoráveis ao seu crescimento, tais como calor e umidade, e passam a se reproduzir em maior quantidade e mais velozmente, causando então a doença. Por isso é importante manter hábitos de higiene:
- Roupas muito quentes ou muito justas podem criar condições para o crescimento dos fungos;
- Enxugue-se com calma, especialmente nas regiões de dobras de pele, como os dedos dos pés, axilas e virilha;
- Vestiários, piscinas e saunas são lugares favoritos dos fungos. Então nada de andar descalço nestes locais. Crianças adoram andar descalço por ai. Fique de olho nelas.
3 - ANDAR DESCALÇO
O ideal, mesmo na areia da praia, é usar chinelos de borracha e lavar e secar bem os pés, especialmente entre os dedos. Ao perceber alguma micose ou alteração na pele dos pés procure um dermatologista, pois quanto mais rápido se inicia o tratamento mais rápida será a cura.
Eu nunca tive micose, mas já vi e além de não ser bonito, dizem que dói. O tratamento geralmente é longo, então nada de adiar a ida ao dermatologista.
4 - CUIDADOS ÍNTIMOS
Para garantir saúde por todo verão é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como permanecer muito tempo com o biquíni molhado e com o acúmulo de areia em maiôs, sungas ou biquínis.
- Biquíni molhado - Biquínis e maiôs molhados e úmidos podem acabar se tornando um perigo por conta da combinação umidade e calor, que propiciam o desenvolvimento de fungos, entre eles o da candidíase, que é um corrimento geralmente branco e espesso, acompanhado de coceira.
- Contato direto com a areia - A areia da praia é um meio de cultura de microorganismos, já que nela são depositados detritos orgânicos que entram em decomposição. Ao ter contato com as partes íntimas (vagina, ânus ou outra mucosa), pode provocar coceira, secreção (como corrimento) e alergia. Então trate de levar a canga para a praia. Na hora de se sentar ela será muito útil e segura.
- Evite problemas usando calcinhas de algodão e não ficando muito tempo com biquíni molhado. Dê preferência para saias e vestidos em detrimento de calças, principalmente se forem apertadas. De qualquer maneira, se apresentar sintomas, procure logo seu médico para iniciar um tratamento e poder curtir o verão sem problemas.
Então é isso.
Cuidados super básicos e que só vão te fazer bem.
E curta o verão.
Abraços!
Fonte: Jornal Bem Estar. Qualidade de Vida. Ano 2. Nº17.