O evento foi realizado com a direção das Designer e Produtoras de Moda Kira Sato e Rafaela Nader no Hospital Alberto Cavalcanti.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Mas apesar de toda divulgação, ainda há muitos diagnósticos que são feitos de um modo geral nos estágios intermediarios e avançados, quando o tratamento já se torna agressivo e mutilante e oneroso e os índices de cura são baixos.
É lembre-se - A Mamografia é o único exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama.
Mulheres de 45 a 69 anos de idade tem direito ao exame gratuito oferecido pelo Estado. Mas se caso você não tenha essa idade e deseja fazer o exame, solicite ao seu ginecologista e peça pelo exame na rede privada. Neste caso, vale muito a pena pagar para fazer o exame. A vida e a saúde valem muito!
Fatores de Risco: Incidência cresce a partir dos 35 anos e atinge o máximo entre os 50 e 70 anos. Hereditariedade (se houver casos na família). Fator hormonal (mulheres que não tiveram filhos ou que foram mães após os 30 anos apresentam maior risco. E mulheres que menstruaram antes dos 10 anos e mulheres que a menstruação excedeu os 54 anos). E fatores ambientais (Verifica-se alta incidência da doença nos países industrializados do Ocidente).
De acordo com a OMS, organização mundial da saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte por doença, sendo a primeira as doenças cardiovasculares.
Vendo tudo isso, é importante que a mulher visite o ginecologista pelo menos 1 vez por ano. (E essa campanha já é tão antiga, mas mesmo assim, as mulheres ainda se descuidam).
Voltando ao Desfile Rosa, as "modelos" que desfilaram foram 8 mulheres e 1 poetisa que se apresentou no decorrer do evento, entre 35 e 84 anos, que receberam resultados positivos referente ao diagnóstico do câncer de mama, mas não desistiram da vida. São exemplos de vida, na qual poder viver a experiência de estar junto delas só nós dá mais força para valorizar a vida e a saúde.
Foi ótimo estar com elas aquele momento. Todas animadas com o evento.
As "modelos" desfilaram roupas da marca Elvira Mathilde e Najara Indira. Sapatos Arezzo e Acessórios Quartzos. Contaram com o Make da maquiadora Amanda da Boticário e com o apoio dos alunos de moda da faculdade UNA de BH (Lucas, Mayra, Daniela, Mariane e Eu).
Foi tudo muito bacana e o auditório do hospital estava cheio.
Fotografei as nossas modelos e o backstage, mostrando que apesar de toda simplicidade do local, o glamour no coração de todos que estavam ali é capaz de iluminar a passarela da vida.
Efigênia e Eliane |
Maria Adelaide e Ilaerte |
Virginia e Isabel |
Vanda e Saila |
Tânia |
Kiria e Rafaela |
Então fica o exemplo e a divulgação de qual importante é a prevenção do Câncer de Mama.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui seu comentário! Ou então utilize o espaço destinado para contas do Facebook, Yahoo, AOL ou Hotmail. Obrigada!