sábado, 1 de outubro de 2011

Que tal um banho para relaxar?

Nada melhor que tomar um banho depois de um dia agitado. 

E melhor ainda se for um banho que deixe o corpo relaxado. Pois um banho pode aliviar tensões musculares e dores de cabeça e renovar as energias. 


Os  banhos podem ser feitos tanto na banheira quanto no chuveiro.
E com o uso de ervas medicinais, óleos aromáticos e essenciais, sais, bucha vegetal auxilia ainda mais no relaxamento. 

É interessante que a água esteja morna para quente. Mas não é bom tomar banhos sempre com a água muito quente, pois ela resseca a pele.  

As ervas mais usadas para proporcionar a sensação  de relaxamento são cidreira, camomila e hortelã. Elas podem ser despejadas na banheira, para um tratamento de imersão, ou colocadas em um saquinho amarrado ao chuveiro.

No primeiro caso (na banheira), a água quente vai abrir os poros da pele e os compostos ativos das ervas, já liberados na água, vão penetrar na corrente sangüínea. Também é possível usar óleos aromáticos, como, por exemplo, os de lavanda.
No segundo caso (no chuveiro), o banho também proporciona relaxamento através da limpeza energética, mas as propriedades das ervas não entram na corrente sangüínea.


Veja como fazer o saquinho para colocar no chuveiro:

- 30cm² de TNT (tecido não tecido)
- 1 cordão comprido (o suficiente para dar duas voltas no seu chuveiro)
- Sais de banho
- Ervas da sua preferência

Ervas
Para relaxar a partir dos banhos é necessário utilizar as ervas adequadas. Vejamos quais são:
Eucalipto e Menta : Os efeitos do eucalipto clareiam a mente. A menta revigora, aliviando o cansaço físico e mental.
Lavanda e Camomila : As características calmantes e cicatrizantes da lavanda associadas à propriedade tranquilizadora e relaxante da camomila proporcionam total alívio e às tensões físicas e mentais.

Para revigorar há também ervas especificas:

Capim limão, Alecrim e Ylang-Ylang: São três ervas altamente restauradores. Elas tonificam os órgãos e vísceras, acalma as apreensões, enquanto estimulam os potenciais de energia bloqueadas. 

Flor de laranjeira e Gengibre: Tem o efeito rejuvenescedor da laranjeira associado ao alto teor fortificante do gengibre. 

Eucalipto, Pinho e Gengibre (anti gripal): Propriedades expectorantes, descongestionantes e regenerador do aparelho respiratório. Ainda alivia os desconfortos causadas pela gripe. 

Jasmim e Gerânio (Banho pós natal): Banho cicatrizante, traz sensações restauradores, preparando para uma constante renovação. 

Essas ervas, geralmente são encontradas nos mercados municipais. 

Banho Alternado: Para ajudar a melhorar a circulação do sangue, prevenindo o aparecimento de varizes, alterne o banho com água morna e fria. Quando estiver tomando banho e a água estiver morna, alterne a temperatura para fria. Isso deve ser feito com a água morna e não quente, para evitar choque térmico.


Sais de banho: Os sais de banho ajudam a relaxar com a liberação de seu perfume e esfoliar a pele. Pessoas com pele sensível não devem usar mais de uma vez por semana. 



Esponjas: Massagear o corpo com esponjas e buchas naturais é bom para ativar a circulação e remover células mortas. "Faça movimentos circulares e suaves, sempre de baixo para cima. A massagem dá mais energia e disposição, mas não deve ser feita todos os dias, pois, em excesso, diminui a proteção natural da pele e pode causar problemas dermatológicos". A massagem ajuda a prevenir celulites, pois estimula os terminais nervosos e os vasos sanguíneos. 

Sabonetes: É interessante usar sabonetes que contenha hidratantes em sua composição. E é fundamental que o sabonete seja totalmente retirado do corpo com bastante água, para que não sobre resíduos e prejudique a pele. 

E para relaxar melhor, procure não pensar em nada. Acenda incensos (caso você goste), velas perfumadas e coloque uma música ambiente relaxante. Se estiver na banheira fique de olhos fechados e relaxe. Se estiver no chuveiro curta o barulho da água caindo. 

Depois do banho, finalize com um hidratante. 
O Hidratante orgânico para banho da Éh, sem enxágue, é para ser usado quando você sai do chuveiro e ainda esta com a pele molhada.  Bom, meu conselho é secar-se antes. Assim o produto é melhor absorvido e não sai na toalha quando for se secar. 
Ele tem um perfume suave e a pele fica bem macia. Ótimo produto!



Com certeza sentirá a renovação no corpo!

Abraços!


Fonte:
http://vilamulhe.terra.com.br/o-poder-relaxante-do-banho-2-1-13-17.html
http://cuidadosespeciais.musicblog.com.br/77526/Banho-relaxante/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário! Ou então utilize o espaço destinado para contas do Facebook, Yahoo, AOL ou Hotmail. Obrigada!