sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Secretária! O que vestir?

Hoje dia 30 de setembro é o dia da Secretária!

Ela que tem a função de organizar a vida dos superiores, fazer muitas funções ao mesmo tempo, gerar harmonia na organização, apaziguar conflitos entre departamentos, é intermediaria e interlocutora entre interesses diversos, precisa ter boa conduta e paciência e além disso tudo precisa ser e estar elegante.

Ufa!!!

Bom  de todas as funções da secretária, vamos falar do assunto elegância, voltado para a aparência e vestuário. 

Mas o que uma secretária deve vestir no ambiente de trabalho?

Pensando nesta pergunta vem em mente logo o tradicional tailleur e as cores sóbrias. Mas não necessariamente a secretária deve decretar morte as cores para o seu dia a dia na empresa. Tudo bem que o color blocking não é uma boa pedida para este caso, mas um rosa, lilas, amarelo ou verde cairia bem.  Mas tudo deve ser de forma comedida. Nada de exageros!

Mas antes de mais nada, é preciso verificar qual é o dress code da empresa na qual se trabalha. Ou seja, quais são as regras em relação as roupas que a empresa deseja que os funcionários usem.

Depois que isso é feito, será possível escolher as peças e montar os looks adequados.

É interessante que se divida o armário entre as peças para se usar na empresa e para se usar no tempo livre - quando se esta fora da empresa (passeios de final de semana, a noite.....). Isso porque, não pega bem usar alguns tipos de roupa no ambiente de trabalho.

E é importante fazer a distinção do que deve ou não usar, pois a roupa transmite mensagem sobre sua personalidade e seu jeito de trabalhar e baseado nisso faz com que as pessoas confiem mais ou menos no que você diz ou faz. Não adianta reclamar e dizer que isso não interfere. Isso interfere em tudo em nossas vidas não só no trabalho mas na vida pessoal.

Agora, vestir-se bem não significa que precisa comprar as peças mais caras, mas sim que lhe caem melhor. E também não é usar uma roupa que te deixe com cara de senhora, mas que não a deixe perder o charme e a elegância.

Vejamos o que deve ser evitado.


1) Para um ambiente formal, nunca exalte as coxas e o umbigo. É inapropriado para o ambiente de trabalho. Blusas curtas, decotes profundos, fendas, nem pensar! Calças e saias que agarrem nas coxas também é péssimo. Ou seja, shorts, calça legging, calça skiny  - NÃO.



2) Ombros e dedos dos pés a mostra também não pegam bem. Regatas, frente-única, tomara-que-caia, blusas de um ombro só, devem ficar para os momentos fora da empresa. Sandálias de tiras finíssimas, tamancos, chinelos também estão fora. E tennis tambem não entram na jogada.  


3) Não deixe suas lingeries a mostra. É feio ver as alças do sutiã aparecendo. Dá a sensação de desleixo e pior ainda é se deparar com uma calcinha a mostra  quando uma mulher esta sentada.



Agora vamos ao que pode (pois depois de tantos não pode...)

1) Opte por tecidos que não amarrote muito. Isso porque, se você senta e levanta várias vezes, a roupa vai amarrotando e com o decorrer do dia você fica com cara de cansada e de que não vê a hora de ir para casa.

2) Prefira as calças de corte mais reto.

3) As saias devem estar a altura do joelho. O estilo midi fica super elegante.


4) Sapatos como Scapin são ideiais. Mas o Peep Toe é muito bem vindo. Não use saltos muito altos se você não tem costume. Isso pode deixá-la muito cansada.  Opte por marcas que proporcione conforto. A marca Usaflex tem tido bonitas opções de sapatos de salto e design elegante.


5) Use tailleur, camisas de manga longa, blusas de manga curta.
tailleur 01 A moda Tailleur
By Malene Birger Carletta Long Sleeve Blouse



6) Bolsas de tamanho médio ou grande são boas opções, pois cabem a agenda, necessaire, carteira, óculos e celular.

7) Cuide do Make. Sempre retoque a maquiagem. Não chegue a empresa linda e vá embora com aspecto derrotado. Vá retocando a maquiagem no decorrer do dia. O batom principalmente deve ser item indispensável. E não esqueça dos cabelos. Não os deixe desalinhados.

necessaire lotada Regra de Ouro: usabilidade

8) REGRA DE OURO: Bom senso. Se não estiver segura em algum aspecto, não faça.


E no mais, só posso deixar o meu FELIZ DIA DA SECRETÁRIA, para elas que trabalham duro e conseguem fazer seu papel com dedicação!


Abraços!

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