Já se deparou na frente do closet olhando para suas roupas e tudo esta misturado e você não consegue visualizar direito o que tem lá dentro?
E o closet pode possuir uma dúzia de calças, blusas, acessórios, mas acabamos vestindo sempre a mesma roupa.
Pois é. As vezes quando o guarda-roupa esta assim, fica difícil de montar uma produção bacana e acabamos achando que não temos roupas.
Em um próximo post escreverei sobre Planejamento de Guarda-Roupa que irá ajudar muito o guarda-roupa e as produções, mas hoje vou escrever sobre a Organização do Guarda-Roupa.
O guarda roupa precisa estar organizado para facilitar no momento em que for procurar uma peça.
Observações importantes:
- As roupas devem primeiro ser organizadas por categoria. Por exemplo: Camisetas. Depois dividir esta categoria em: Camisetas para dia, para noite e para fim de semana. Depois organizar por cor. Isso vai facilitar a correria do dia a dia.
- Os saquinhos de TNT devem possuir um visor, para que você possa visualizar a roupa que esta dentro dele. Sem isso, você vai acabar esquecendo daquela peça.
- Deve-se colocar uma peça por cabide.
Vamos por partes:
1) O guarda roupa precisa estar limpo.
Mesmo o guarda-roupa ficando a maior parte do tempo fechado vai acumulando pó. Sendo assim, use uma flanela úmida para retirar o pó e em seguida passe uma seca. Não se deve usar lustra móveis no guarda-roupa. A alteração de temperatura pode deslocar o produto da madeira para as roupas.
2) Caso alguma parede do armário der para a parede do banheiro, é aconselhável moldar a parede do armário com isopor ou colocar a primeira peça de roupa em um cabide com capa de TNT para evitar a umidade. NÃO USE CAPA DE PLÁSTICO. O plástico veda a passagem de temperatura e transpira, podendo resultar em bolor e umidade à roupa.
3) Não use sabonete ou saches para perfumar o armário. Eles atraem traças, baratas e formigas e o sabonete depois de um tempo acaba dando umidade. Para evitar umidade principalmente para residências do litoral, é bom fazer saquinhos de tule com giz. O giz por ser a base de cal combate a umidade. Mas eles devem ficar pendurados nos cabides e não em gavetas, para não acontecer de tingirem as roupas.
* Outro cuidado para evitar bichinhos indesejáveis é não possuir nenhum tipo de papel, como caixa de sapato, rolinhos de papelão que vem dentro dos sapatos, etc. Porém, caixas forradas com tecidos ou impermeabilizantes são admitidas.
4) Roupas de cor vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam conforme a luminosidade. É bom proteje-las com capa de TNT. Use as capas da mesma cor para dar maior harmonia e prefira as capas com visor lateral em plástico cristal, para que a roupa possa ser visualizada.
5) Cintos devem ser pendurados pela fivela em cabides especiais ou ganchos fixados no armário. Somente os enrole se não houver outra alternativa. Quando enrolados, o couro pode ser danificado com o tempo.
Já as gravatas podem ser guardadas enroladas dentro das gavetas com organizadores próprios ou em cabides especiais para gravatas.
6) Para roupas em conjunto como blazer e calça, guarde-os juntos em um mesmo cabide.
7) Vestidos, principalmente de alças, devem ser pendurados em cabides com nervuras. Já blazer ou casaco devem ser pendurados em cabides com a parte lateral ovalada, para não criar vincos nos ombros.
8) Saias devem ser penduradas pelo cós, em cabides com presilhas. Não pendure muitas saias no mesmo cabide. Se possível no máximo duas.
9) Caso queira forrar as gavetas, use manta acrílica revestida com tecido de algodão. Se aparecerem traças, elas irão atacar primeiro o forro e assim você saberá disso antes que elas ataquem as roupas. Mas isso se você ficar sempre atenta ao seu guarda-roupa. NÃO O ABANDONE AS TRAÇAS. Não use forros em gavetas à base de celulose e com perfume. Elas atraem as traças e principalmente em contato com roupas intimas podem causar alergias.
10) Gaveta de roupa intima - primeiro separe-as por cor: da clara para a escura. Peças mais elaboradas devem ficar no final, antes de vir outra cor. O sutiã é colocado dentro da calcinha e dobrado juntos (quando forem conjuntos) em forma de envelope. Para gavetas que tenham divisórias em formato quadrangular ou de colmeia, coloque tanto as lingeries divididas por cores quanto as meias - em divisórias separadas é claro.
Procedimento para dobrar calcinhas:
1 - Abra a calcinha
2 - Vire a calcinha para trás
3 - dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4 - faça o mesmo com a ponta direita
5 - certifique-se que a peça esteja o mais parecido possível com um retângulo
6 - pegue a ponta inferior (2/3 do comprimento) e dobre por trás
7 - envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha/cueca
8 - guarde a calcinha em pé na gaveta, virada para frente
11) Tudo o que não amasse pode ser guardado em gavetas.
11) As peças de trico devem ser dobradas e guardadas em saquinhos de TNT. Se não houver saquinhos para todas as peças, coloque somente a primeira e a ultima peça neles. As outras que estiverem no meio ficarão protegidas.
12) Roupas e acessórios de praia devem ficar em uma mesma gaveta. Se esta gaveta for grande, as roupas de ginastica podem ir para ela.
13) Pijamas e camisolas são guardados na gaveta e peças de seda em saquinhos de TNT.
14) As camisetas armazenadas em gavetas devem ser dobradas e dispostas conforme a cor, do claro para o escuro. Se houver espaço suficiente, coloque as de manga comprida embaixo caso não as use muito.
Veja como dobrar as camisetas:
1- Abra a camisa com o lado de trás virado para cima e coloque o gabarito no meio da camiseta, alinhado pela parte superior
2 - dobre as pontas laterais da camiseta para dentro, esticando bem
3 - dobre a parte inferior debaixo para cima, formando um retângulo perfeito
4 - tire o gabarito de dentro da camisa, deslizando-o de forma horizontal
5 - vire a camisa para frente e guarde.
15) As calças devem ser guardadas com a parte de cima voltada para trás. Desta forma, é fácil visualizar a etiqueta da mesma, facilitando sua procura. As calças jeans podem ser guardadas em rolinhos, em prateleiras e em cabides, de acordo com o espaço que o armário dispõe. Se optar por guardar as calças jeans em rolinhos, dobre a calça ao meio e somente depois faça o rolo.
16) Organize os sapatos em prateleiras. Caso não haja outra alternativa em seu armário a não ser as caixas de sapatos, forre-as com tecido. Sempre que usar o sapato, higienize-o antes de volta-lo ao armário. Isso vai evitar o chulezinho e também que o armário ou as caixas fiquem sujas. Além do mais, trazemos da rua nas solas dos sapatos muitas sujeira. Organize-os por categoria - tênis, sandália de salto, rasteira, sapatos de festa, etc.
* Se as botas de cano longo não tiverem um local especial para serem guardadas, elas podem ser armazenadas na parte do armário com as roupas longas, no espaço debaixo restante.
Dentro do cano da bota é bom colocar um saquinho de TNT com jornal amassado dentro para que o cano não danifique ou fique com marcas de dobras. O jornal deve ser trocado de seis em seis meses.
17) Bolsas devem ser guardadas de pé na prateleira, pois isso evita que as alças fiquem amassadas além de facilitar a visualização. Se não for possível guardá-las nas prateleiras, os gavetões abaixo da cama serão uteis.
18) Encharpes, pashminas e xales podem ser colocados em cabide como se faz com as calças ou pendurados por presilhas revestidas por material que não danifique as peças delicadas. Cachecois de lã precisam ser enrolados ou dobrados, pois assim não amassam nem danificam. Os lenços de seda devem ser dobrados poucas vezes, apenas para ficar do tamanho de uma caixa de camisa, onde são guardados. Também podem ser feitos rolinhos para facilitar na hora da escolha, dispondo-os em caixa e em fila.
19) As bijuterias devem ser guardadas em uma frasqueira ou caixas.
E assim o guarda-roupa ficará organizado e você terá mais facilidade na sua vida.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui seu comentário! Ou então utilize o espaço destinado para contas do Facebook, Yahoo, AOL ou Hotmail. Obrigada!