Passei a semana trabalhando no stand da marca Eme Per Me que no próximo post falarei sobre.
O tema desta vez foi Inspiração. Segundo o estilista Ronaldo Fraga, "É um tema tão simples e tão complexo, tão difícil de ser trabalhado. Os valores mudaram, as formas de vender mudaram. Mudou não só o jeito de se relacionar com o produto, mas o produto em si. Estamos falando em uma vontade de respirar diferente, de contar uma velha história de maneira nova."
O evento foi ótimo! E com muitos expositores no salão de negócios.
As passarelas não são o forte do Minas Trend, mas sim o Salão de Negócios, que é o local onde as coisas acontecem. As marcas montam seus stands e mostram seus lançamentos para os compradores (logistas) e para a imprensa (que recolhe peças para fazer editoriais, como a Vogue e Marie Claire).
O evento tem um lado mais comercial e as tendências aparecem mais diluídas e menos conceituais. O lado conceitual fica centrado nos desfiles, mais no styling e produção. Eles tem musica, cenário impactante e performances também. Além das roupas comerciais que podem ser compradas nos stands da marca.
Cada marca possui suas inspirações e os compradores vão ali para comprar, abastacer sua loja e montar sua própria coleção. E nós logico, comprar depois.
Foram 300 marcas expondo vestuário, calçados, bolsas, acessórios. Nossa! De enlouquecer com tanta novidade.
Entre os expositores que desfilaram estavam Vivaz (que trouxe vestidos longos, brilhos, transparência e curtinhos), Chicletes com Guaraná (com a coleção inspirada em Cleópatra, apresentando tons escuros, passando por caramelo, azul e coral), Áurea Prates (com a coleção inspirada nos anos 40, 50 e 60 e em Rita Hayworth, trouxe transparência e bordados sobre bases nobres como o crepe de chine, o cetim e o gazar de seda pura), Uma (Inspirada no sportwear e na mistura de materiais, apresentou um inverno de silhueta alongada e ampla fazendo o contraponto com a alfaiataria mais estruturada. E os vestidos apareceram com grande força na coleção, que também apresentou calças de modelos largos e justos) entre outros.
O que pôde ser visto que será tendência são as plumas e paetês, maxi acessórios, sportwear, vermelho, verde, ocre, cinza, vestido trapézio, casacos assimétricos, estilo rocker, saia lapis, sapato cap toe, etc, etc, etc.
Coco Chanel criou o cap toe (e há rumores que o peep toe esta com os dias contados. Será?), que são scarpins ou sapatilhas com a pontinha do sapato de outra cor e material diferente do resto do calçado. |
Vejamos algumas fotinhas dos desfiles.
Mary Design |
Uma |
Áurea Prates |
Vivaz |
Chicletes com Guaraná |
Camaleoa |
Rogério Lima |
Abraços e até o próximo post!