Como o objetivo do Per La Vita é falar sobre coisas da vida, hoje resolvi escrever sobre o coração.
E você, tem cuidado do seu coração?
Não somente no campo emocional mas fisiológico também.
Entendo que para começar a cuidar da saúde não tem idade especifica e quando mais cedo melhor.
Em relação as doenças cardiovasculares, elas estão entre o males que mais matam no mundo e que 30 a 40% destas mortes poderiam ser evitadas apenas com mudanças de hábitos.
As doenças do coração são causadas por fatores físicos, emocionais e estilo de vida. Estresse, alimentação inadequada, hipertensão e diabetes são algumas das causas de doenças cardiovasculares como infarto, aneurisma e derrame cerebral.
"Os problemas cardíacos são sempre consequência de algum desequilíbrio no organismo. Como em muitos casos são silenciosos muita gente tem alterações e não sabe. O ideal é rastrear alguns fatores determinantes na hora da prevenção como hereditariedade, hipertensão e hábitos de vida. Os remédios funcionam, mas sozinhos não fazem milagre" (Abraão Cury , cardiologista da Unifesp).
Vejamos algumas doenças do coração:
Hipertensão arterial: é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. A única maneira de descobri-la é medindo a pressão. Sem tratamento, pode levar ao infarto e ao derrame.
Tabagismo: aumenta a chance de derrame, infarto, insuficiência pulmonar, câncer e outras doenças.
Diabetes: aumenta a chance de desenvolver doenças cardíacas, além de facilitar o processo de aterosclerose e o risco de infarto. Excesso de peso, sedentarismo e obesidade aumentam o risco da doença, que pode ser facilmente diagnosticada com exame de sangue.
Obesidade: a gordura abdominal é um perigo para a saúde do coração. Ter circunferência da cintura maior que 102 centímetro, para homens, e maior que 88 centímetros, para as mulheres, é um importante fator de risco de doenças cardiovasculares.
Colesterol: o colesterol ruim (LDL) se deposita em nossas artérias sem que possamos perceber. Com o tempo, as artérias ficam entupidas, levando ao infarto, derrame ou outra complicações cardíacas. O limite considerado saudável é 130 mg/dl. Por outro lado, o bom colesterol (HDL) protege o coração, pois ajuda a "limpar" a circulação e "desentupir" as artérias.
Estresse: ele interfere diretamente no metabolismo, aumentando o risco de hipertensão, infarto e arritmia.
Sedentarismo: a ausência de atividade física regular aumenta o estresse, contribui para o aumento de peso, hipertensão, diabetes e colesterol. Existem várias maneiras de se exercitar. É preciso encontrar uma que você goste.
Eh! Acho que você já deve ter chegado a conclusão se esta ou não cuidando bem do seu coração.
Espero que se não estiver, comece o mais rápido possível. Garanto que seu corpo ira agradecer!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Poste aqui seu comentário! Ou então utilize o espaço destinado para contas do Facebook, Yahoo, AOL ou Hotmail. Obrigada!